sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um melodrama francês rodado em Portugal

Um melodrama francês rodado em Portugal

Mathieu Amalric e Julia Roy protagonizam o novo filme de Benoît Jacquot, uma produção de Paulo Branco. João Lopes destaca também as estreias dos mais recentes filmes de Emir Kusturica e Alejandro Jodorowsky, referindo ainda algumas das novidades do mercado do DVD.

Filmado por um francês (Benoît Jacquot) e produzido por um português (Paulo Branco), “Até Nunca” é um melodrama que adapta a novela “O Corpo enquanto Arte”, do americano Don DeLillo — centrado numa assombrada relação amorosa que parece desafiar a própria morte, foi integralmente rodado em cenários portugueses.

Nascido em Sarajevo, há 62 anos, Emir Kusturica tem uma filmografia toda ela marcada pelos dramas, pessoais e colectivos, da história moderna dos Balcãs, em particular da Bósnia. O seu filme mais recente prolonga a sua visão através de uma história de amor surreal protagonizada por ele próprio, contracenando com Monica Bellucci.

Um dos acontecimentos deste final de ano é o filme mais recente do veterano chileno Alejandro Jodorowsky. Através de uma encenação que combina os elementos realistas da história com um gosto delirante pelos artifícios do espectáculo, “Poesia sem Fim” define-se como uma autobiografia sobre a descoberta de uma vocação artística.

Em DVD, o primeiro destaque vai para outro chileno, Patricio Guzmán, e para edição de dois dos seus mais recentes documentários sobre memórias históricas do seu país: “Nostalgia da Luz” (2010) e “O Botão de Nácar” (2015).

“Maravilhoso Boccaccio” (2015), dos irmãos Taviani, também já pode ser visto ou revisto em DVD — uma recriação poética, ambiguamente actual, do “Decameron”, de Boccaccio.

* Banda sonora: “Alvin e os Esquilos 2” (2009), de Betty Thomas

> “Single Ladies (Put a Ring on It)”, The Chipettes

  • Seleção de sub-21 precisa de vencer a Macedónia

    Desporto

    A seleção portuguesa de futebol de sub-21 precisa, hoje, de vencer a Macedónia e de marcar pelo menos quatro golos para poder sonhar ainda com a presença nas meias-finais do Europeu da categoria, que decorre na Polónia.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Trump volta a garantir que não tentou interferir na investigação do FBI
    0:17

    Mundo

    O Presidente dos EUA reitera que não tentou interferir na investigação do FBI em relação às alegadas interferências da Rússia nas eleições presidenciais. Questionado sobre as gravações das conversas que manteve com o ex-diretor da polícia de investigação, James Comey, Donald Trump prometeu esclarecimentos num futuro breve.

  • "A informação pode ter saído depois da hora do exame de Português"
    1:19

    País

    O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais diz que é preciso aguardar pelas conclusões do relatório sobre a alegada fuga de informação do exame nacional de Português. Jorge Ascensão defende que a investigação deve causar o mínimo de impacto aos alunos que realizaram a prova.