sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jessica Chastain em papel digno de Óscar

Cartaz de Cinema

Jessica Chastain em papel digno de Óscar

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Será que Jessica Chastain conseguirá chegar a uma nomeação para o Óscar de melhor actriz com a sua interpretação em “Miss Sloane”? João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também a reposição de “O Estado das Coisas”, de Wim Wenders, co-produzido por Paulo Branco.

Já nomeada para um Globo de Ouro, Jessica Chastain regressa com um papel digno de uma nova nomeação para um Óscar. Em “Miss Sloane”, ela interpreta uma profissional envolvida nos jogos dos “lobbies” americanos, em particular nos bastidores políticos de Washington — a realização é de John Madden.

O espanhol Albert Serra realizou “A Morte de Luís XIV”, numa co-produção a que está ligada a empresa portuguesa Rosa Filmes: um retrato íntimo dos derradeiros dias do Rei Sol, interpretado por Jean-Pierre Léaud, actor lendário do cinema francês.

Ben Affleck volta a assumir funções de realizador em “Viver na Noite”, uma história de gangsters no período da Lei Seca, inspirada num romance de Dennis Lehane — além do mais, Affleck é ainda o actor principal e responsável pelo argumento.

As reposições de clássicos começam a acontecer logo no arranque do ano: “O Estado das Coisas” (1982), de Wim Wenders, aí está em cópia restaurada — uma história nostálgica sobre uma equipa de cinema a quem falta a película para continuar a filmar; foi, em grande parte, rodado em Portugal.

* Banda sonora: “New York, New York” (1977), de Martin Scorsese

> “New York, New York”, Liza Minnelli

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.