sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Jean Gabin e outras memórias lendárias do cinema francês

Cartaz Cinema

Jean Gabin e outras memórias lendárias do cinema francês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jean Gabin é um dos actores evocados por Bertrand Tavernier em “Uma Viagem pelo Cinema Francês” — outro nome presente nas suas memórias é Jeanne Moreau, falecida esta semana. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um filme israelita e o lançamento, em DVD, de três clássicos do cinema soviético.

De Jean Gabin a Jean-Pierre Melville ou François Truffaut, muitos actores e cineastas cuja história se confunde com a lenda são referências fundamentais para Bertrand Tavernier — através de “Uma Viagem pelo Cinema Francês”, ele evoca a sua formação como espectador, ao mesmo tempo ajudando-nos a revisitar os grandes clássicos.

“O Lado Oculto de uma Família”, de Tali Shalom-Ezer, encena as relações ocultas entre um homem e a filha da sua companheira. O resultado é um drama íntimo, muito perturbante, que arrebatou o prémio de melhor filme israelita no Festival de Jerusalém de 2014.

Ansel Elgort é a mais recente estrela do público juvenil americano. Agora, surge a protagonizar um filme de acção, com muitas perseguições de automóveis” — chama-se “Baby Driver”, tendo recebido o título português “Alta Velocidade”; a realização é de Edgar Wright.

Na área dos DVD, podemos ver ou rever três clássicos da produção soviética de finais da década de 1920. O destaque vai para “O Homem da Câmara de Filmar”, filme com que Dziga Vertov lançava as bases de muitos futuros documentários, ao mesmo tempo experimentando as possibilidades da montagem cinematográfica.

* Banda sonora: “Pedro o Louco” (1965), de Jean-Luc Godard > “Pierrot”, Antoine Duhamel

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28