sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jean Gabin e outras memórias lendárias do cinema francês

Cartaz Cinema

Jean Gabin e outras memórias lendárias do cinema francês

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jean Gabin é um dos actores evocados por Bertrand Tavernier em “Uma Viagem pelo Cinema Francês” — outro nome presente nas suas memórias é Jeanne Moreau, falecida esta semana. João Lopes comenta as principais novidades do mercado, incluindo a estreia de um filme israelita e o lançamento, em DVD, de três clássicos do cinema soviético.

De Jean Gabin a Jean-Pierre Melville ou François Truffaut, muitos actores e cineastas cuja história se confunde com a lenda são referências fundamentais para Bertrand Tavernier — através de “Uma Viagem pelo Cinema Francês”, ele evoca a sua formação como espectador, ao mesmo tempo ajudando-nos a revisitar os grandes clássicos.

“O Lado Oculto de uma Família”, de Tali Shalom-Ezer, encena as relações ocultas entre um homem e a filha da sua companheira. O resultado é um drama íntimo, muito perturbante, que arrebatou o prémio de melhor filme israelita no Festival de Jerusalém de 2014.

Ansel Elgort é a mais recente estrela do público juvenil americano. Agora, surge a protagonizar um filme de acção, com muitas perseguições de automóveis” — chama-se “Baby Driver”, tendo recebido o título português “Alta Velocidade”; a realização é de Edgar Wright.

Na área dos DVD, podemos ver ou rever três clássicos da produção soviética de finais da década de 1920. O destaque vai para “O Homem da Câmara de Filmar”, filme com que Dziga Vertov lançava as bases de muitos futuros documentários, ao mesmo tempo experimentando as possibilidades da montagem cinematográfica.

* Banda sonora: “Pedro o Louco” (1965), de Jean-Luc Godard > “Pierrot”, Antoine Duhamel

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.