E se fosse consigo?

"Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito

"Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito

Viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito. "Álvaro", nome fictício, depois de mais uma agressão grave, que o fez temer pela própria vida, acabou nas urgências do hospital. Saiu de lá a pé, sozinho, sem nada e sem ter para onde ir. A mulher foi condenada por um tribunal a dois anos de pena suspensa. "Álvaro" vive hoje numa instituição onde tenta recomeçar a vida, um dia de cada vez.

  • Um casamento feliz até se instalar o ciúme e o controlo
    4:33

    E se fosse consigo?

    António Lopes casou com vinte anos, a mulher tinha dezasseis. Um casamento feliz até se instalar o ciúme e o controlo. A rua passou a estar-lhe proibida, o sofá e a televisão passaram a ser o seu mundo. O dinheiro era uma das fontes dos problemas, a pequena reforma que recebia, a mulher queria-a por inteiro. Ao fim de 20 anos, a violência instalou-se e subiu de tom. António diz que foi suportando muitas agressões, mesmo à frente das filhas, sem responder nem apresentar queixa. Até ao dia em que não aguentou e "respondeu". Acabou preso 4 meses.

  • Quando num casal a mulher é a agressora alguém liga? E Se Fosse Consigo?
    2:03

    E se fosse consigo?

    Até que ponto alguém está disposto a acabar com uma cena de violência entre um casal quando é a mulher que insulta e agride? Fizemos a experiência. Em plena via pública um homem é insultado, agredido, humilhado. Todos veem e ouvem, mas ninguém vem em seu socorro. Todos os limites são ultrapassados. E Se Fosse Consigo? Passava e não ligava? Deixava a violência continuar? E se fosse a mulher a ser agredida?

  • Sporting com contas penhoradas
    1:40

    Desporto

    O Sporting tem as contas bancárias no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos penhoradas, por Dívidas ao fisco que atingem os 40 milhões de euros. O Expresso avança que, neste momento, o clube apenas tem disponíveis as contas no Millenium BCP.

  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.

  • ONU alerta para nova perigo de guerra em Gaza
    1:31

    Mundo

    Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo após nova escalada de violência em gaza que levou à morte de cinco pessoas: quatro palestinianos e um soldado israelita nos violentos ataques de ontem. As Nações Unidas alertam para os perigos de uma nova guerra na região.