sicnot

Perfil

Grande Reportagem Interativa

"Patas na Escola"

A equipa do programa "Patas na Escola" escreve, para a Grande Reportagem SIC, sobre os objectivos e os resultados do projeto que teve início no ano letivo de 2013/2014 em duas Escolas Básicas do concelho de Torres Vedras: Turcifal e Conquinha.

"Patas na Escola" é um programa de Terapia Assistida por Cães (TAC) para crianças entre os 5 e os 11 anos. Foi desenvolvido pela Psicóloga Emília Lourenço e pela Guia/Treinadora Juliana Alves.

Após 8 anos de trabalho nas escolas, Emília Lourenço, psicóloga clínica, sentiu necessidade de encontrar metodologia alternativa e complementar à intervenção psicológica tradicional. Aprofundou conhecimentos na área das Intervenções Assistidas por Animais, com a Pós Graduação em Terapias Assistidas por Animais no ISPA, e passou da teoria à prática. 

Utilizando o cão como mediador, ativador/catalizador emocional e fonte de motivação para as crianças, o "Patas na Escola" tem como objetivo a promoção de competências nas áreas emocional, cognitiva, comportamental e social e também ao nível da motricidade. O programa intervém na regulação emocional, que é uma componente importantíssima na gestão de comportamentos, responsabilidade, autoestima e motivação.

Na área cognitiva promovemos estratégias que visam, por exemplo, o aumento do tempo de atenção/concentração e a capacidade de memorização.

Num primeiro momento, reuniu-se com as docentes das escolas, avaliando as necessidades e delineando em conjunto os critérios de seleção das crianças a integrar no projeto. Foram preenchidas escalas de avaliação, que foram igualmente preenchidas no final do ano letivo para uma avaliação formal dos progressos das crianças e dos resultados do programa de intervenção. 

Avaliados os primeiros resultados, constatou-se que as mudanças foram significativas. Nomeadamente ao nível da autoestima, da motivação e do empenho na escola. Os professores constatam um aumento das competências sociais e emocionais das crianças, nomeadamente na relação com os pares e na regulação do comportamento.  As avaliações do projecto confirmam, em síntese, que o "Patas na Escola" tem oferecido às crianças um suporte no desenvolvimento emocional, cognitivo e social.

A recetividade dos pais foi imediata. Também estes preencheram as escalas necessárias ao tratamento estatístico dos conceitos a avaliar durante o programa de intervenção.

Para este programa contamos com duas cadelas e um cão: a Lua, uma labrador castanha, a Sakura, uma cadela de porte pequeno sem raça definida e o Ricky, um Golden Retriever.

São cães com características diferentes que permitem trabalhar diferentes competências, de acordo com os objetivo delineados para cada caso.

Todos os cães passaram por um conjunto de testes que confirmam o seu temperamento adequado para este tipo de trabalho: são cães meigos, seguros, permissivos e disponíveis. 

Estão, obviamente, em constante treino de obediência e de socialização e são supervisionados regularmente pelo veterinário, que assegura todas as questões de higiene e de prevenção de doenças.

A TAC é um recurso relativamente recente em Portugal. No entanto, já é desenvolvido em muitas escolas e hospitais em países como EUA, Canadá, Espanha ou Reino Unido. O recurso a animais de terapia tem-se alargado, nos últimos anos, ao contexto educacional e é usado com bons resultados para melhorar a motivação e capacidade de concentração das crianças. 

Emília Lourenço 

Psicóloga Clínica
Mestre em Família e Sistemas Sociais
Pós Graduada em Terapias Assistidas por Animais

Juliana Alves

Guia/Treinadora

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00