sicnot

Perfil

SÁBADO 10:35

Os Europeus

Vamos percorrer os 28 países da União: do Chipre à Irlanda, de Portugal à Finlândia; Vamos falar 24 línguas, divulgar empresas sustentáveis e universidades de sucesso. Vamos olhar para a Europa e falar de todos. Afinal de contas, OS EUROPEUS, Somos todos nós.

REPETEDOMINGO 17:40 SEGUNDA 13:40
  • Fazer erasmus em Lisboa
    1:56

    SIC Europa

    A vertente social é um dos mais fortes atractivos do programa de mobilidade e é evidente nas inúmeras actividades de convívio organizadas pelos estudantes

  • Quanto se gasta em Erasmus?
    1:12

    SIC Europa

    É uma das críticas mais frequentes ao programa criado em 1987. O financiamento atribuído pela Comissão Europeia não é capaz de cobrir os gastos que um intercâmbio implica.

  • Geração Erasmus
    1:10

    SIC Europa

    As histórias dos que venceram, dos que pouco ou nada ganharam e também dos que se encontraram e fizeram crescer a estimativa de que, na sequência deste programa, terá sido gerado um milhão de bebés.

  • Há 1 milhão de bebés fruto do programa Erasmus
    1:01

    SIC Europa

    O programa Erasmus existe desde 1987. Em 27 anos, três milhões de estudantes europeus participaram neste intercâmbio universitário. Destes, cerca de 80 mil eram portugueses. Mas há números muito mais surpreendentes: segundo a Comissão Europeia, este programa já gerou um milhão de bebés.

  • Entrevista a Olivier Roy
    10:45

    Os Europeus

    É um dos maiores investigadores em terrorismo islâmico do mundo. Olivier Roy, em entrevista aos Europeus em Florença, explica as razões pelas quais os jovens europeus se radicalizam. O Professor do Instituto Universitário Europeu está pessimista quanto ao futuro da Síria mas considera que o Estado Islâmico vai acabar por desaparecer. Fala ainda sobre a papel dos média perante os ataques terroristas na Europa.

  • Marisa Matias fala de Populismos europeus em Paris
    5:42

    Os Europeus

    A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, esteve na Cidade Internacional Universitária de Paris para falar de populismos europeus. Integrou um ciclo de conferências organizadas pela SIC e a Casa de Portugal-Residencia André de Gouveia. Marisa Matias mostrou preocupação com a subida da extrema-direita na Europa e falou da relação que tem com a extrema-esquerda em França.