sicnot

Perfil

SÁBADO 10:35

Os Europeus

Vamos percorrer os 28 países da União: do Chipre à Irlanda, de Portugal à Finlândia; Vamos falar 24 línguas, divulgar empresas sustentáveis e universidades de sucesso. Vamos olhar para a Europa e falar de todos. Afinal de contas, OS EUROPEUS, Somos todos nós.

REPETEDOMINGO 17:40 SEGUNDA 13:40
  • Uso do glifosato prolongado por 5 anos
    3:01

    SIC Europa

    O uso do herbicida glifosato foi prolongado por mais cinco anos. com o voto a favor da Alemanha. Emmanuel Macron já veio dizer que quer acabar com o uso deste herbicida dentro de três anos. Já o Parlamento Europeu recomenda que os próximos anos sejam utilizados para encontrar alternativas.

  • Guarda o maior arquivo da União Europeia. Fomos conhecer o Instituto Europeu de Florença
    4:21

    SIC Europa

    Viajamos agor até Itália para conhecer o instituto europeu de Florença. Inaugurada em 1976, a Universidade atrai investigadores e académicos de todo o mundo. Além dos vários centros de investigação dedicados às ciencias sociais e estudos europeus foi criada recentemente a Escola de Governação Transnacional. A universidade também detém o maior arquivo da União europeia.

  • Polónia: colocados na forca retratos de eurodeputados
    1:36

    SIC Europa

    O Presidente do Parlamento Europeu pediu ao governo polaco para que garanta a segurança dos eurodeputados no país. A reacção de Antonio Tajani surge depois de um grupo de extrema-direita ter usado as fotografias de alguns parlamentares num protesto polémico.

  • UE tem 120 milhões para Wi-Fi público
    1:55

    SIC Europa

    A União Europeia vai atribuir 120 milhões de euros para a instalação de postos de acesso gratuito à internet em todos os estados-membros. A primeira fase do projecto destina-se aos municipios.

  • O que se passa na Alemanha?
    2:46

    SIC Europa

    A crise politica na Alemanha continua a marcar a actualidade depois de Angela Merkel ter falhado as negociações que permitiriam a formação de um governo de coligação. Numa altura em que o SPD volta a dar sinais de abertura, explicamos-lhe agora o que se passa na Alemanha e que cenários podem estar em cima da mesa.

  • "Programa de ajustamento podia ter sido menos austero"
    4:54

    SIC Europa

    Foi primeiro ministro da Grécia na altura em que o país iniciou uma crise económica sem precendentes. Geórgios Papandréu esteve no Websummit em Lisboa e voltou a falar da política de austeridade que garante ter sido obrigado a implementar. O antigo chefe do governo do Pasok reafirma que voltaria a adoptar as mesmas medidas mas admite que o programa de ajustamento podia ter sido menos rigoroso.