sicnot

Perfil

Perdidos e Achados

''Noivas de Santo António''

Torna-se difícil, para não dizer impossível, não nos rendermos à história de amor de Maria de Lurdes e José Soares. Ao fim de 57 anos de casados continuam a trocar olhares apaixonados.

Maria de Lurdes e José Soares namoravam há 2 anos quando José viu o anúncio das Noivas de Sto António no "Diário Popular".

Maria de Lurdes e José Soares namoravam há 2 anos quando José viu o anúncio das Noivas de Sto António no "Diário Popular".

No primeiro anos das Noivas de Santo António houve 150 casais inscritos mas apenas 50 foram selecionados.

No primeiro anos das Noivas de Santo António houve 150 casais inscritos mas apenas 50 foram selecionados.

Conheceram-se em 1956, Maria de Lurdes tinha apenas 14 anos e José tinha 18. Dizem que foi amor à primeira vista.
Casaram passados 2 anos de namoro, em 1958,  na primeira edição das ''Noivas de Santo António''. A iniciativa foi criada pelo, já extinto,  jornal 'Diário Popular' para prestar homenagem ao Santo Casamenteiro e para dar apoio aos casais mais pobres da zona de Lisboa.
As Noivas de Santo António terminaram em 1974 e só foram retomadas 23 anos depois, pela Câmara Municipal de Lisboa. 
Hoje, este evento tornou-se uma autêntica tradição Alfacinha que marca a altura das festas de Lisboa.
Atualmente o evento chama-se ''Casamentos de Santo António'' e sofreu algumas mudanças mas a sua essência permanece a mesma. 
No próximo Perdidos e Achados, vamos folhear o álbum de casamento do casal Soares e de outros 2 casais que casaram pelas Noivas de Santo António.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Nuno Fróis

Edição de Imagem: Andrés Gutierrez

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.