sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

''Noivas de Santo António''

Torna-se difícil, para não dizer impossível, não nos rendermos à história de amor de Maria de Lurdes e José Soares. Ao fim de 57 anos de casados continuam a trocar olhares apaixonados.

Maria de Lurdes e José Soares namoravam há 2 anos quando José viu o anúncio das Noivas de Sto António no "Diário Popular".

Maria de Lurdes e José Soares namoravam há 2 anos quando José viu o anúncio das Noivas de Sto António no "Diário Popular".

No primeiro anos das Noivas de Santo António houve 150 casais inscritos mas apenas 50 foram selecionados.

No primeiro anos das Noivas de Santo António houve 150 casais inscritos mas apenas 50 foram selecionados.

Conheceram-se em 1956, Maria de Lurdes tinha apenas 14 anos e José tinha 18. Dizem que foi amor à primeira vista.
Casaram passados 2 anos de namoro, em 1958,  na primeira edição das ''Noivas de Santo António''. A iniciativa foi criada pelo, já extinto,  jornal 'Diário Popular' para prestar homenagem ao Santo Casamenteiro e para dar apoio aos casais mais pobres da zona de Lisboa.
As Noivas de Santo António terminaram em 1974 e só foram retomadas 23 anos depois, pela Câmara Municipal de Lisboa. 
Hoje, este evento tornou-se uma autêntica tradição Alfacinha que marca a altura das festas de Lisboa.
Atualmente o evento chama-se ''Casamentos de Santo António'' e sofreu algumas mudanças mas a sua essência permanece a mesma. 
No próximo Perdidos e Achados, vamos folhear o álbum de casamento do casal Soares e de outros 2 casais que casaram pelas Noivas de Santo António.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Nuno Fróis

Edição de Imagem: Andrés Gutierrez

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.