sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

"À Beira da Estrada"

Com a conclusão das autoestradas do norte e do sul, o tráfego diminuiu significativamente nas Estradas Nacionais e isso levou à redução do número de clientes em muitos cafés e restaurantes que, durante anos, foram locais de paragem à beira da estrada. O progresso eliminava do mapa algumas localidades conhecidas de milhões de portugueses.

Em 1998, os restaurantes de Canal Caveira, famosos pelo cozido à portuguesa perdiam gente.

Em 1998, os restaurantes de Canal Caveira, famosos pelo cozido à portuguesa perdiam gente.

Quando o IC1 era o único caminho para o Algarve, os restaurantes da Mimosa não paravam de servir refeições, a qualquer hora.

Quando o IC1 era o único caminho para o Algarve, os restaurantes da Mimosa não paravam de servir refeições, a qualquer hora.

Para alguns proprietários a nova realidade foi uma sentença de morte, para outros, a sobrevivência implicou mudanças.

Em 1998, os restaurantes de Canal Caveira, famosos pelo cozido à portuguesa perdiam gente e a SIC ouvia as preocupações dos comerciantes.

Quando o IC1 era o único caminho para o Algarve, os restaurantes da Mimosa não paravam de servir refeições, a qualquer hora. Mas com a abertura do novo troço da autoestrada o negócio caiu para menos de metade. Em 2001, os empresários queixavam-se da falta de movimento.

Na autoestrada do norte o fenómeno foi semelhante. Alguns restaurantes ressentiram-se com a conclusão da A1, no entanto, há casas que nunca perderam clientes.

No Perdidos e Achados, vamos até Canal Caveira e Mimosa, no Alentejo e também a Pombal, ao Manjar do Marquês perceber o que mudou em alguns cafés e restaurantes, ao longo dos tempos.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Rui do Ó

Edição de Imagem: Jorge Costa

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.