sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

Livros sobre rodas

hoje no jornal da noite

Em maio de 1958 a Fundação Calouste Gulbenkian arrancava com as bibliotecas itinerantes, um dos seus projetos mais importantes. As itinerantes percorriam o país, chegando a locais onde anteriormente o contacto com o livro e a leitura eram praticamente inexistentes.

Em 1958 nascia uma das iniciativas mais marcantes da Fundação Calouste Gulbenkian

Em 1958 nascia uma das iniciativas mais marcantes da Fundação Calouste Gulbenkian

Ao longo de 44 anos as bibliotecas itinerantes emprestaram cerca de 97 milhões de livros

Ao longo de 44 anos as bibliotecas itinerantes emprestaram cerca de 97 milhões de livros

Carrinhas cheias de livros percorriam o país, chegavam a locais onde o contato com os livros era inexistente

Carrinhas cheias de livros percorriam o país, chegavam a locais onde o contato com os livros era inexistente

Ao longo dos 44 de existência as bibliotecas sobre rodas da Gulbenkian emprestaram cerca de 97 milhões de livros a 29 milhões de leitores.

As carrinhas desligaram os motores em 2002 mas a Fundação mantém o apoio às bibliotecas escolares e públicas, promove concursos e dinamiza projetos ligados ao livro e à leitura.

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Para assinalar a data o Perdidos e Achados viajou no tempo para recordar as bibliotecas itinerantes e para conhecer outros projetos que replicaram a ideia original da Fundação Gulbenkian.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Filipe Ferreira

Edição de imagem: Jorge Costa

Produção: Madalena Durão

Coordenação: Luís Marçal

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC