sicnot

Perfil

Perdidos e Achados

Livros sobre rodas

hoje no jornal da noite

Em maio de 1958 a Fundação Calouste Gulbenkian arrancava com as bibliotecas itinerantes, um dos seus projetos mais importantes. As itinerantes percorriam o país, chegando a locais onde anteriormente o contacto com o livro e a leitura eram praticamente inexistentes.

Em 1958 nascia uma das iniciativas mais marcantes da Fundação Calouste Gulbenkian

Em 1958 nascia uma das iniciativas mais marcantes da Fundação Calouste Gulbenkian

Ao longo de 44 anos as bibliotecas itinerantes emprestaram cerca de 97 milhões de livros

Ao longo de 44 anos as bibliotecas itinerantes emprestaram cerca de 97 milhões de livros

Carrinhas cheias de livros percorriam o país, chegavam a locais onde o contato com os livros era inexistente

Carrinhas cheias de livros percorriam o país, chegavam a locais onde o contato com os livros era inexistente

Ao longo dos 44 de existência as bibliotecas sobre rodas da Gulbenkian emprestaram cerca de 97 milhões de livros a 29 milhões de leitores.

As carrinhas desligaram os motores em 2002 mas a Fundação mantém o apoio às bibliotecas escolares e públicas, promove concursos e dinamiza projetos ligados ao livro e à leitura.

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Para assinalar a data o Perdidos e Achados viajou no tempo para recordar as bibliotecas itinerantes e para conhecer outros projetos que replicaram a ideia original da Fundação Gulbenkian.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: Filipe Ferreira

Edição de imagem: Jorge Costa

Produção: Madalena Durão

Coordenação: Luís Marçal

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.