sicnot

Perfil

perdidos e achados.png

Perdidos e Achados

SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

Perdidos e Achados

Santo Rali

No Perdidos e Achados recordamos o aparatoso acidente no rali de Portugal de 1986. O despiste de Joaquim Santos, que provocou a morte de três pessoas, feriu mais de trinta, e marcou o princípio do fim de uma época gloriosa do desporto automóvel.

O despiste do carro de Joaquim Santos no rali de Portugal de 1986 marca o principio do fim de uma época gloriosa do desporto automóvel.

O despiste do carro de Joaquim Santos no rali de Portugal de 1986 marca o principio do fim de uma época gloriosa do desporto automóvel.

Alexandre Dâmaso foi um dos 33 feridos do aparatoso acidente.

Alexandre Dâmaso foi um dos 33 feridos do aparatoso acidente.

O Rali de Portugal era considerado o melhor do mundo. Recheado de espectadores e com um traçado elogiado por todos os pilotos

Naquele tempo as provas eram disputadas pelos automóveis mais velozes de sempre: os carros do Grupo B.

Automóveis potentes e revolucionários que atraiam milhares de espectadores às provas.

O público corria risco de vida para ver e aproximar-se das super máquinas. Os pilotos conduziam no fio da navalha.

Dizia-se na gíria que existia em Portugal o "Santo Rali", protetor da prova, até então.

Este sábado, a poucos dias do início de mais uma prova do rali de Portugal, recuperamos os testemunhos que descrevem um dia negro, mas também retratam uma época marcante da modalidade.

Jornalista: Isabel Osório

Repórter de Imagem: Pedro Cardoso

Edição de imagem: Tiago Martins

Produção: Madalena Durão

Coordenação: Luís Marçal

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.