sicnot

Perfil

Reportagem Especial

  • "Não é tarde". Histórias de mulheres em fuga
    20:48

    Reportagem Especial

    Até meados de julho deste ano o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR registou 12 femicídios consumados. A maioria das mulheres foi assassinada por atuais ou ex-companheiros. Para fugirem a histórias de violência doméstica, mais de 500 mulheres e crianças portuguesas vivem em casas abrigo espalhadas pelo país, escondidas do passado e dos agressores, enquanto os processos judiciais decorrem. A Reportagem Especial "Não é tarde" encontrou algumas destas histórias, com testemunhos de violência explícita que podem ferir a suscetibilidade de alguns espetadores.

    Reportagem Especial

  • Capitães da Areia
    29:45

    Reportagem Especial

    O vice-campeão nacional de surf e uma psicóloga clínica criaram um projecto terapêutico para crianças e jovens em risco, que foi considerado um dos cinco projetos de Terapia pelo Surf mais promissores em todo o mundo. "Capitães da Areia" é a Reportagem Especial desta quarta-feira à noite.

    Reportagem Especial

  • "Capitães da Areia": o surf como terapia para crianças e jovens em risco
    0:39

    Reportagem Especial

    Aos 18 anos viu o surf plantar "sementes de felicidade" entre os meninos de rua de Durban, na África do Sul. Aos 24, o vice-campeão nacional de surf, José Ferreira, criou a Wave by Wave, com a psicóloga clínica Ema Shaw Evangelista. A pensar nas mais de 8 mil crianças e adolescentes à guarda do Estado em Portugal, montaram uma intervenção terapêutica baseada no surf que já foi considerada um dos cinco melhores projetos de Surf Therapy do mundo. Crianças e adolescentes em risco descobrem em si forças e alegrias que desconheciam, num projecto a que os técnicos dos centros que acolhem estas crianças retiradas às famílias se referem como "mágico" e "milagroso". A Reportagem Especial mostra-lhe porquê.

  • Geração Sudoeste
    11:04

    Reportagem Especial

    O MEO sudoeste começa esta terça-feira. Desde 1997 que o festival da Zambujeira do Mar leva algumas das melhores bandas do mundo ao litoral alentejano. Vinte anos depois, as condições do recinto melhoraram, há mais palcos mas há coisas que não mudam.

  • Novas vozes do Alentejo
    19:05

    Reportagem Especial

    São cada vez mais os imigrantes a trabalhar na apanha de frutos vermelhos nas estufas do litoral alentejano. As empresas do setor têm falta de mão de obra local, por isso recorrem aos estrangeiros. Chegam sobretudo do Nepal, Índia e Tailândia e levam culturas e hábitos diferentes para o Alentejo. A integração nem sempre é fácil mas vai acontecendo com ajuda do tempo e também de alguns programas de apoio.

  • As Novas Vozes do Alentejo
    1:38

    Reportagem Especial

    São cada vez mais os imigrantes a trabalhar na apanha de frutos vermelhos nas estufas do litoral alentejano. As empresas do setor têm falta de mão-de-obra local, por isso recorrem aos estrangeiros. Chegam sobretudo do Nepal, Índia e Tailândia e levam culturas e hábitos diferentes para o Alentejo, mas a integração nem sempre é fácil. É um processo que vai acontecendo com ajuda do tempo e também de alguns programas de apoio. A Reportagem Especial da SIC "As Novas Vozes do Alentejo'', passa no Jornal da Noite de hoje. 

  • As novas vozes do Alentejo
    0:40

    Reportagem Especial

    Cada vez mais imigrantes trabalham na apanha de frutos vermelhos, nas estufas do litoral alentejano. As empresas do setor têm falta de mão de obra local e recorrem, por isso, aos estrangeiros.  Chegam sobretudo do Nepal, Índia e Tailândia, e levam culturas e hábitos diferentes para o Alentejo. A SIC esteve na estufas da Maravilha Farms, em São Teotónio, uma empresa que é exemplo desta nova realidade. Uma Reportagem Especial para ver este sábado no Jornal da Noite.

  • Danos Colaterais 
    18:55

    Reportagem Especial

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.

    Reportagem Especial

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18

    Reportagem Especial

    Nos últimos oito anos, a banca portuguesa perdeu 12 mil profissionais. A massa de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. Na Reportagem Especial de hoje, no Jornal da Noite, a SIC dá a voz aos despedidos da banca.