sicnot

Perfil

Reportagem Especial

  • Os filhos do divórcio
    20:50

    Reportagem Especial

    Os tribunais de Família e Menores recebem em média 10 mil processos por ano. Portugal não tem estatísticas do número de crianças envolvidas, mas serão milhares os filhos de divórcios marcados pelo conflito. Na maior parte dos casos, a discussão está relacionada com as responsabilidades parentais, mas são cada vez mais as situações em que os adultos invocam falsos abusos sobre os filhos para afastarem um dos progenitores. São processos longos e dramáticos que deixam marcas para a vida e que mostramos nesta Reportagem Especial.

    Reportagem Especial

  • As mudanças no Tua: episódio 2
    8:13

    Reportagem Especial

    A partir de junho, o comboio vai regressar à Linha do Tua num troço de 36km entre a Brunheda e Mirandela. E  barco fará o percurso de 22km correspondente à parte da via férrea que ficou submersa O plano de mobilidade turística do Vale do Tua é uma das medidas compensatórias pela construção da barragem. 

    Reportagem Especial

  • As mudanças no Tua: episódio 1
    7:27

    Reportagem Especial

    Depois de ter enchido a uma cota de 170 metros, a barragem do Tua, em Trás-os-Montes, já entrou em fase de testes para começar a funcionar este verão. Os impactos da obra foram minimizados, mas os ambientalistas continuam a falar de grandes prejuízos para a natureza e para a região. As populações ainda estão à espera do desenvolvimento prometido em troca da linha férrea que ficou submersa.

    Reportagem Especial

  • Acidentes com tratores agrícolas
    12:00

    Reportagem Especial

    Os acidentes com tratores agrícolas não param de aumentar. Em 2016 morreram 71 pessoas, mais 13 que no ano anterior. O Governo está a preparar medidas para combater a elevada sinistralidade e as autoridades insistem em ações de sensibilização junto dos agricultores. Na Reportagem Especial desta sexta-feira vamos tentar perceber esta negra realidade, através de testemunhos de pessoas que sobreviveram a acidentes com tratores.

    Reportagem Especial

  • SOS no Parque
    12:06

    Reportagem Especial

    Com a chegada do bom tempo aumentam as visitas ao Parque Nacional da Peneda Gerês, e aumentam também os resgates de pessoas que se perdem em passeios ou atividades desportivas. Um dos principais problemas é a falta de cobertura de rede móvel em algumas zonas do parque mas não é o único. Saiba mais na Reportagem Especial desta quarta-feira, SOS no Parque.

    Reportagem Especial

  • Almaraz: nuclear até quando?
    22:41

    Reportagem Especial

    Portugal recusou o nuclear para produzir energia elétrica, mas Espanha, mesmo aqui ao lado, já tinha optado por essa via e cerca de 22% da eletricidade que produz provém de centrais nucleares. Duas delas usam a água do Tejo nos sistemas de refrigeração. E a de Almaraz está a apenas cerca de 100km da fronteira.

    Reportagem Especial

  • Fugir, sobreviver, recomeçar
    21:28

    Reportagem Especial

    Portugal recebeu, no último ano e meio, mais de 1.100 refugiados que foram distribuídos por quase 90 concelhos do país. Cada um terá uma história diferente mas, em comum, têm a necessidade de fugir dos países de origem e a vontade de recomeçar. Há ainda refugiados que já chegaram há mais tempo, ainda antes do programa de recolocação, e que trabalham agora a ajudar quem está a chegar. A Reportagem Especial desta semana encontrou os nomes e as histórias. De fuga, de sobrevivência e de recomeço.

  • Casca de Ouro
    18:07

    Reportagem Especial

    Portugal atingiu o maior número de sempre de exportações no setor da cortiça e prevê ultrapassar agora a barreira dos mil milhões de euros. Quase uma década depois da grave crise de 2009, a indústria da cortiça impõe-se como líder mundial. "Casca de Ouro" é a reportagem especial desta semana na SIC.

  • Almaraz: Nuclear Até Quando?

    Reportagem Especial

    Nos anos de 1970 e 80, Portugal recusou a opção nuclear para produzir eletricidade. Mesmo ao lado, Espanha já tinha em marcha, desde a década de 60, um programa nuclear ambicioso, que chegou a prever 13 centrais de potência. A moratória nuclear espanhola travou sete projetos, nos anos 90, mas o país vizinho mantém em funcionamento cinco centrais nucleares, num total de sete reatores. Dois desses reatores, os da central nuclear de Almaraz, funcionam a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

    Carla Castelo