sicnot

Perfil

Reportagem Especial

  • Almaraz: nuclear até quando?
    22:41

    Reportagem Especial

    Portugal recusou o nuclear para produzir energia elétrica, mas Espanha, mesmo aqui ao lado, já tinha optado por essa via e cerca de 22% da eletricidade que produz provém de centrais nucleares. Duas delas usam a água do Tejo nos sistemas de refrigeração. E a de Almaraz está a apenas cerca de 100km da fronteira.

    Reportagem Especial

  • Fugir, sobreviver, recomeçar
    21:28

    Reportagem Especial

    Portugal recebeu, no último ano e meio, mais de 1.100 refugiados que foram distribuídos por quase 90 concelhos do país. Cada um terá uma história diferente mas, em comum, têm a necessidade de fugir dos países de origem e a vontade de recomeçar. Há ainda refugiados que já chegaram há mais tempo, ainda antes do programa de recolocação, e que trabalham agora a ajudar quem está a chegar. A Reportagem Especial desta semana encontrou os nomes e as histórias. De fuga, de sobrevivência e de recomeço.

  • Casca de Ouro
    18:07

    Reportagem Especial

    Portugal atingiu o maior número de sempre de exportações no setor da cortiça e prevê ultrapassar agora a barreira dos mil milhões de euros. Quase uma década depois da grave crise de 2009, a indústria da cortiça impõe-se como líder mundial. "Casca de Ouro" é a reportagem especial desta semana na SIC.

  • Almaraz: Nuclear Até Quando?

    Reportagem Especial

    Nos anos de 1970 e 80, Portugal recusou a opção nuclear para produzir eletricidade. Mesmo ao lado, Espanha já tinha em marcha, desde a década de 60, um programa nuclear ambicioso, que chegou a prever 13 centrais de potência. A moratória nuclear espanhola travou sete projetos, nos anos 90, mas o país vizinho mantém em funcionamento cinco centrais nucleares, num total de sete reatores. Dois desses reatores, os da central nuclear de Almaraz, funcionam a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

    Carla Castelo

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42

    Reportagem Especial

    A Reportagem Especial desta segunda-feira é sobre a igualdade de género. "Acha que conhece o seu país?" é uma reportagem feita a partir de mais de mil entrevistas feitas pela GFK e Social Data Lab a cidadãos residentes em Portugal continental. A principal conclusão é a seguinte: se no trabalho a mulher já conquistou algum espaço, em casa a desigualdade ainda é evidente.

    Reportagem Especial

  • O comboio dos atrasos
    16:58

    Reportagem Especial

    Um em cada dez comboios - nas duas linhas ferroviárias que mais passageiros transportam no país - chega atrasado. Agora, fazemos um raio-X às linhas de Sintra e Cascais, onde as queixas se repetem. Não só pelos atrasos, mas também pela falta de condições das carruagens e estações, e pelo preço dos passes. O Comboio dos Atrasos é a Reportagem Especial.

    Reportagem Especial

  • Ladrões de luxo
    17:17

    Reportagem Especial

    Portugal registou uma média de 50 assaltos por dia a residências no último ano, mais de dois mil casos em relação a 2015. As autoridades acreditam que os números dispararam desde a chegada de uma rede criminosa com origem na América Latina, sobretudo do Chile.