sicnot

Perfil

Reportagem Especial

Histórias de ladrões de luxo em Portugal

Hoje no Jornal da Noite

Quando a insegurança chega a nossa casa, perde-se o bem mais valioso. A nossa privacidade. "Ladrões de luxo" é a Reportagem Especial para ver hoje, no Jornal da Noite da SIC.

O relógio tinha acabado de bater nas sete da tarde. Na sala o casal via televisão mas, alguns barulhos, vindos da cozinha, foram motivo de alerta...
Caminharam à procura do desconhecido mas, longe, muito longe de imaginar que, por aquela hora, alguém tentava invadir o porto seguro da família.

Dois homens e um pé de cabra, forçavam a janela da cozinha para roubar o que fosse possível roubar.

A hora, neste caso, não é um mero pormenor da história. A agenda dos assaltantes coincidiu com a marcação de uma consulta, que o casal, à última, decidiu desmarcar.

Ana Onofre, não teve tanta sorte. Bastou uma saída, de pouco mais de uma hora, sem o alarme ligado, para ficar sem mais de 14 mil euros em relógios e dezenas de pratas, de valor incalculável, herança da mãe e da avó.
Diz que sente que lhe invadiram o mundo. Levaram-lhe os bens, roubaram-lhe a tranquilidade. Desistiu do abrigo onde criou os dois filhos, quer trocar a vivenda, com garagem e jardim, às portas de um dos condominios de luxo de Sintra, para viver num apartamento.

No último ano, Portugal registou uma média de 50 assaltos por dia, com mais de 18.300 casas roubadas. Um aumento superior a 2.100 casos em relação aos furtos registados no ano anterior.

A entrada de vários grupos de assaltantes oriundos da América Latina terá sido o rastilho que fez disparar centenas de assaltos de norte a sul do país, tendo como alvos, preferencialmente, casas de luxo.

Ladrões, a maioria entre os 20 e os 30 anos, desafiam alarmes, condomínios fechados, seguranças privadas, evitam o confronto com as vítimas, são rápidos e levam sobretudo material leve e fácil de vender.

Entre agosto e meados de janeiro deste ano, foram detidos em Portugal, pela PSP e GNR, 28 chilenos, 6 argentinos e 3 cubanos por furtos a residências.

No Chile os assaltantes que varrem a Europa há muito que são apelidados de "lanças internacionais".

Viajam por vários países, deitam a mão sobretudo a joias de grande valor, material que remetem depois para o Chile em encomendas, por via áerea.

"Ladrões de luxo", é a Reportagem Especial para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite.

Uma investigação da jornalista Ana Peneda Moreira, com imagem do repórter João Lúcio, edição de Rui Felix, grafismo de Cláudia Ganhão.

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • "Têm um verdadeiro amigo na Casa Branca"

    Mundo

    O Presidente norte-americano reafirmou esta sexta-feira o apoio ao direito de porte de armas no país, sublinhando, numa convenção daquele 'lobby', que "o ataque de oito anos às liberdades consagradas no Artigo 2.º [da Constituição]" terminou.

  • A história de Macron e Brigitte Trogneux, 25 anos mais velha
    1:25

    Eleições França 2017

    A segunda volta das eleições francesas acontece já no próximo dia 7 de maio. Caso Emmanuel Macron seja eleito, o país terá como primeira-dama uma mulher 25 anos mais velha do que o Presidente. Brigitte Trogneux tem 64 anos e Macron 39, conheceram-se no liceu privado de jesuítas, em Amiens. Brigitte era a professora e Macron o aluno. Conheça a história do casal. 

  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.