sicnot

Perfil

Reportagem Especial

Histórias de ladrões de luxo em Portugal

Hoje no Jornal da Noite

Quando a insegurança chega a nossa casa, perde-se o bem mais valioso. A nossa privacidade. "Ladrões de luxo" é a Reportagem Especial para ver hoje, no Jornal da Noite da SIC.

O relógio tinha acabado de bater nas sete da tarde. Na sala o casal via televisão mas, alguns barulhos, vindos da cozinha, foram motivo de alerta...
Caminharam à procura do desconhecido mas, longe, muito longe de imaginar que, por aquela hora, alguém tentava invadir o porto seguro da família.

Dois homens e um pé de cabra, forçavam a janela da cozinha para roubar o que fosse possível roubar.

A hora, neste caso, não é um mero pormenor da história. A agenda dos assaltantes coincidiu com a marcação de uma consulta, que o casal, à última, decidiu desmarcar.

Ana Onofre, não teve tanta sorte. Bastou uma saída, de pouco mais de uma hora, sem o alarme ligado, para ficar sem mais de 14 mil euros em relógios e dezenas de pratas, de valor incalculável, herança da mãe e da avó.
Diz que sente que lhe invadiram o mundo. Levaram-lhe os bens, roubaram-lhe a tranquilidade. Desistiu do abrigo onde criou os dois filhos, quer trocar a vivenda, com garagem e jardim, às portas de um dos condominios de luxo de Sintra, para viver num apartamento.

No último ano, Portugal registou uma média de 50 assaltos por dia, com mais de 18.300 casas roubadas. Um aumento superior a 2.100 casos em relação aos furtos registados no ano anterior.

A entrada de vários grupos de assaltantes oriundos da América Latina terá sido o rastilho que fez disparar centenas de assaltos de norte a sul do país, tendo como alvos, preferencialmente, casas de luxo.

Ladrões, a maioria entre os 20 e os 30 anos, desafiam alarmes, condomínios fechados, seguranças privadas, evitam o confronto com as vítimas, são rápidos e levam sobretudo material leve e fácil de vender.

Entre agosto e meados de janeiro deste ano, foram detidos em Portugal, pela PSP e GNR, 28 chilenos, 6 argentinos e 3 cubanos por furtos a residências.

No Chile os assaltantes que varrem a Europa há muito que são apelidados de "lanças internacionais".

Viajam por vários países, deitam a mão sobretudo a joias de grande valor, material que remetem depois para o Chile em encomendas, por via áerea.

"Ladrões de luxo", é a Reportagem Especial para ver esta quinta-feira, no Jornal da Noite.

Uma investigação da jornalista Ana Peneda Moreira, com imagem do repórter João Lúcio, edição de Rui Felix, grafismo de Cláudia Ganhão.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.