sicnot

Perfil

Reportagem Especial

"Lamentamos informar mas o seu comboio foi suprimido"

Hoje no Jornal da Noite

(Arquivo)

LUSA

A Reportagem Especial de hoje segue sobre carris nas tantas queixas de Sintra ao Areeiro, de Cascais ao Cais do Sodré. Aqui antecipamos algumas das histórias das linhas ferroviárias que mais passageiros transportam e em que pelo menos um em cada dez comboios chega atrasado. É o seu caso?

Quem apanha o comboio na estação da freguesia mais populosa da Europa dificilmente se habitua. Em dias de chuva, os escassos telheiros existentes dão para muito poucos, dão para quase nada.

A estação de Algueirão-Mem Martins é a única em que não houve alguma intervenção na linha de Sintra.

Ao longo do traçado, todos se queixam dos atrasos, raros são os que confiam nos horários apregoados pela CP.

Jorge Antunes garante que não confia e que tem dificuldades em explicar ao patrão quando o atraso acontece.

A reportagem da SIC constatou tantas vezes, aos altifalantes, a expressão "o comboio foi suprimido", ainda que a empresa garanta que 99% das ligações sejam efetuadas.

A companhia Comboios de Portugal admite ainda assim que 11% dos comboios quer na linha de Sintra, quer na linha de Cascais, chegam atrasados.

São cerca de 50 comboios quem em dias úteis não chegam a horas.

Na linha de Cascais, mais um governo que chega e a promessa de investimento parece ficar na gaveta.

O Executivo garantiu à SIC que vai manter nos trilhos as mesmas composições, cujos motores de algumas datam dos anos 60.

A empresa de manutenção do equipamento ferroviário vai mantendo-as a circular apertando as datas das revisões.

Como a empresa que as fabricou já não existe e encontrar peças é uma dor de cabeça, tiram-se as que ainda valem de composições velhas para as que se mantém em circulação.

A linha de Sintra e a linha de Cascais são as que mais passageiros transportam todos os dias em Portugal. Nos últimos anos, a de Sintra perdeu 1/5 dos passageiros, a de Cascais 1/3.

As tantas greves nos dias da austeridade, os aumentos abruptos dos passes e as avarias constantes que resultaram em atrasos ou supressões empurraram milhões para o automóvel que nunca mais regressaram aos trilhos.

Enquanto isso, Lisboa recebe mais carros que aqueles que consegue suportar.

"O Comboio dos Atrasos". Uma reportagem de Pedro Miguel Costa, imagem de Odacir Júnior, edição de Ricardo Piano, grafismo de Carla Gonçalves, produção editorial de Ana Marisa Silva e música de Sebastião Antunes & Quadrilha.

Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.