sicnot

Perfil

Grande Reportagem

Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • A Ruína - a série completa de reportagens

    A Ruína

    A Grande Reportagem "A Ruína", emitida em três episódios, detalha a forma como o banco de Ricardo Salgado conseguiu convencer 8 mil emigrantes a comprarem 723 milhões de euros de ações preferenciais de veículos financeiros esculpidos pelo BES

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Grande Reportagem SIC

    A Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio" é uma viagem a Paris, aos gastos do antigo Primeiro-ministro José Sócrates e à vida de luxo na capital francesa, já depois do antigo Primeiro-ministro estar a ser investigado pela justiça portuguesa no âmbito da operação Marquês. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio".

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Operação Marquês

    Depois de deixar o Governo, em 2011, e durante mais de um ano, ninguém soube ao certo o que andava a fazer José Sócrates. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Gande Reportagem "O Amigo do Senhorio". É uma viagem a Paris e aos gastos do ex-governante.

  • Os detalhes da investigação SIC
    36:41

    Operação Marquês

    A grande investigação SIC sobre a Operação Marquês em análise. Os interrogatórios, as escutas, os detalhes sobre as entregas de dinheiro a José Sócrates. Pedro Mourinho e Sara Pinto à conversa com os dois dos jornalistas responsáveis por esta série de reportagens: Sara Antunes de Oliveira e Luís Garriapa, e ainda o jornalista do Observador, Luís Rosa, e a editora de Política da SIC, Cristina Figueiredo.

  • "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte II)
    24:59

    Operação Marquês

    O Ministério Público estima que, em apenas 8 anos, a ES Enterprises movimentou mais de três mil milhões de euros. E sempre à margem de qualquer controlo. Na tese da Operação Marquês, foi desta empresa fantasma que saiu a maior parte das luvas alegadamente pagas por Ricardo Salgado a José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Hélder Bataglia, por causa dos negócio da PT. Na primeira parte da grande reportagem "Oui, Monsieur - o saco azul do marquês" vimos como o chumbo da OPA da SONAE à PT terá sido o primeiro desses negócios.Agora, olhamos para outros pagamentos milionários e procuramos perceber o que está atrás desse alegado saco azul. A investigação concluiu que era financiado através de operações financeiras complexas, por vezes com dinheiro dos clientes do BES.

  • "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte I)
    35:45

    Operação Marquês

    A acusação da Operação Marquês diz que, em 5 anos, foram pagos quase 36 milhões de euros de luvas a José Sócrates. A maior fatia veio do Grupo Espírito Santo. O Ministério Público fala em pagamentos por decisões políticas sobre negócios da PT, alegadamente em benefício de Ricardo Salgado. Além de Sócrates, também Zeinal Bava e Henrique Granadeiro terão recebido dezenas de milhões de euros do ex-banqueiro. Nesta primeira parte da reportagem "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês", começamos a seguir do rasto desse dinheiro, conduzidos pelas pistas deixadas à investigação, nos registos secretos de um director do Grupo Espírito Santo.

  • A conta 006 da Operação Marquês
    38:25

    Operação Marquês

    Na Operação Marquês, o dinheiro vivo que José Sócrates recebeu das mãos do amigo Carlos Santos Silva é uma das peças basilares na acusação. Os montantes, que terão ascendido a mais de um milhão de euros, saíram todos da chamada conta 006, uma conta bancária titulada por Santos Silva, mas que o Ministério Público afirma ser, na verdade, o cofre das luvas que o antigo primeiro-ministro terá recebido por atos de corrupção. Na Grande Reportagem vamos analisar à lupa a conta 006, ver e ouvir as provas recolhidas no processo e escutar as explicações dadas pelos arguidos aos investigadores.

  • José Sócrates: O Confronto
    30:46

    Operação Marquês

    A SIC apresenta a maior investigação judicial da democracia portuguesa. Uma reportagem que mostra um homem combativo, que confronta os investigadores com as fragilidades que encontrou na Operação Marquês. O ex-primeiro ministro, José Sócrates, é a figura central no processo.

  • Respostas de Maputo sobre português desaparecido são insuficientes
    2:37

    Mundo

    O Governo português mantém de pé a oferta de cooperação judiciária para a investigação ao desaparecimento de Américo Sebastião. O caso que a SIC revelou em pormenor na Grande Reportagem "Sem Rasto em Moçambique" continua a suscitar dúvidas e pedidos de esclarecimento das autoridades portuguesas a Maputo.

  • Porque não há uma resposta de Moçambique?
    22:41

    Mundo

    A Grande Reportagem "Sem rasto em Moçambique", exibida no Jornal da Noite desta segunda-feira, esteve em análise na Edição da Noite da SIC Notícias, num debate que contou com a participação da jornalista Cândida Pinto, autora da reportagem, e Fernando Jorge Cardoso, especialista em assuntos africanos.

  • Sem rasto em Moçambique
    35:57

    Grande Reportagem SIC

    A investigação moçambicana ao desaparecimento do empresário português Américo Sebastião ainda não teve qualquer resultado. As autoridades de Maputo não deram qualquer resposta às ofertas de cooperação nas investigações feitas pelo Governo português nem a pedidos de esclarecimento. O engenheiro agrónomo foi raptado a 29 de julho de 2016.

    Grande Reportagem