sicnot

Perfil

Grande Reportagem

Grande Reportagem

Viaje por cenários de guerra e de paz, de amor e de ódio.

  • Angola, um país sem infância
    37:49

    Grande Reportagem SIC

    No final dos anos 90, uma antiga cozinheira fundou no Huambo, em Angola, uma associação para crianças abandonadas. Resgatou centenas de crianças à rua ou à violência das famílias. São a excepção. "Angola, um país sem infância", a mais recente Grande Reportagem SIC.

  • Prémios da Informação SIC em 2016

    Revista do Ano 2016

    Ao longo deste ano, foram vários os trabalhos realizados por profissionais da SIC a merecerem uma distinção. Neste artigo, veja ou reveja as reportagens e programas com a marca SIC que foram premiados em 2016.

  • "Renegados" gerou onda de reações nas redes sociais
    1:34

    Grande Reportagem SIC

    "Renegados", a reportagem que a SIC emitiu esta quarta-feira no Jornal da Noite, gerou uma onda de reações no Facebook. Muitas pessoas desesperadas dizem não conseguir a nacionalidade portuguesa, apesar de terem nascido e crescido em Portugal. Ou seja, há muitos mais casos como os que foram retratados na reportagem.

  • Renegados
    35:53

    Grande Reportagem SIC

    Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada. A Grande Reportagem da SIC, Renegados, mostra-lhe vários casos de pessoas que já passaram por essa situação.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • Embaixada de Angola preferia ter visto retrato positivo do país na Grande Reportagem
    4:30

    Mundo

    Na última década, Angola registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo, mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Esta quinta-feira, no Jornal da Noite, a Grande Reportagem SIC "Angola, um país rico com 20 milhões de pobres" mostrou-lhe a realidade de um país onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia. Em reação, na Edição da Noite da SIC Notícias, a embaixada de Angola admitiu os problemas, mas diz que preferia ter visto um trabalho sobre os aspetos positivos do país.

  • Angola, um país rico com 20 milhões de pobres
    44:31

    Grande Reportagem SIC

    Na última década, registou um dos maiores crescimentos económicos do mundo mas manteve-se líder nos índices de mortalidade infantil. Uma semana depois de se assinalarem os 41 anos da independência de Angola, a Grande Reportagem SIC mostra-lhe um país que tem um dos maiores consumos de champanhe per capita e onde 70% da população vive com menos de dois dólares por dia.