sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem: Somos o que comemos

HOJE NA SIC

As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas. Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?

Na receita da má alimentação, o açúcar é um ingrediente que ganhou peso. Usado pela indústria alimentar para intensificar sabores e prolongar prazos de validade, muito desse açúcar é invisível para os consumidores.

Crianças e adolescentes estão particularmente expostos. A maioria dos produtos destinados a crianças é especialmente açucarada e muitos pais desconhecem a quantidade de açúcar -- e de sal -- presente nos produtos de consumo diário.

Os reflexos na saúde são alarmantes: doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e obesidade - antes associadas a adultos e idosos - são cada vez mais frequentes nas consultas de pediatria.

A incidência de diabetes tipo 2 aumentou 80 % na última década em Portugal. Há 160 novos casos de diabetes por dia. Quase metade dos portugueses sofre de hipertensão. Morrem 33 pessoas por dia vítimas de AVC em Portugal.

60% da população tem peso a mais: 2 milhões de portugueses sofrem de obesidade. Mais de 4 milhões são pré-obesos.

Os custos destas doenças, quase sempre preveníveis, estão a asfixiar o Serviço Nacional de Saúde. Mas o investimento em prevenção é residual.

Médicos, nutricionistas, investigadores, professores, pais e filhos mostram-lhe também, na Grande Reportagem SIC, como está nas mãos de cada cidadão prevenir a doença e melhorar a sua própria saúde.

Para ver no Jornal da Noite, esta quinta-feira - e em versão interativa, com conteúdos extra exclusivos, nos sites da SIC, do Expresso, da Visão e da Activa.

SAIBA MAIS

Visão: "O açúcar é o maior veneno que damos às crianças."

Activa: "A prevenção da diabetes, do cancro ou das doenças cardiovasculares começa na barriga da mãe”

FICHA TÉCNICA

Jornalista: Miriam Alves

Repórter de Imagem: Filipe Ferreira

Edição de Imagem: Marco Carrasqueira

Edição de Imagem conteúdos interativos: Ricardo Tenreiro

Grafismo: Alexandre Ferrada

Iluminação: Bruno Godinho

Assistente de iluminação: André Gaspar

Imagens de estúdio: Nuno Marques e Filipe Ferreira

Colorista: José Dias

Pós-produção áudio: Octaviano Rodrigues

Produção Editorial: Diana Matias

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.