sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem: Somos o que comemos

HOJE NA SIC

As doenças que mais matam em Portugal estão associadas, cada vez mais, a uma alimentação desequilibrada.A má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas. Sabe quanto açúcar e quanto sal põe, diariamente, no prato dos seus filhos?

Na receita da má alimentação, o açúcar é um ingrediente que ganhou peso. Usado pela indústria alimentar para intensificar sabores e prolongar prazos de validade, muito desse açúcar é invisível para os consumidores.

Crianças e adolescentes estão particularmente expostos. A maioria dos produtos destinados a crianças é especialmente açucarada e muitos pais desconhecem a quantidade de açúcar -- e de sal -- presente nos produtos de consumo diário.

Os reflexos na saúde são alarmantes: doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e obesidade - antes associadas a adultos e idosos - são cada vez mais frequentes nas consultas de pediatria.

A incidência de diabetes tipo 2 aumentou 80 % na última década em Portugal. Há 160 novos casos de diabetes por dia. Quase metade dos portugueses sofre de hipertensão. Morrem 33 pessoas por dia vítimas de AVC em Portugal.

60% da população tem peso a mais: 2 milhões de portugueses sofrem de obesidade. Mais de 4 milhões são pré-obesos.

Os custos destas doenças, quase sempre preveníveis, estão a asfixiar o Serviço Nacional de Saúde. Mas o investimento em prevenção é residual.

Médicos, nutricionistas, investigadores, professores, pais e filhos mostram-lhe também, na Grande Reportagem SIC, como está nas mãos de cada cidadão prevenir a doença e melhorar a sua própria saúde.

Para ver no Jornal da Noite, esta quinta-feira - e em versão interativa, com conteúdos extra exclusivos, nos sites da SIC, do Expresso, da Visão e da Activa.

SAIBA MAIS

Visão: "O açúcar é o maior veneno que damos às crianças."

Activa: "A prevenção da diabetes, do cancro ou das doenças cardiovasculares começa na barriga da mãe”

FICHA TÉCNICA

Jornalista: Miriam Alves

Repórter de Imagem: Filipe Ferreira

Edição de Imagem: Marco Carrasqueira

Edição de Imagem conteúdos interativos: Ricardo Tenreiro

Grafismo: Alexandre Ferrada

Iluminação: Bruno Godinho

Assistente de iluminação: André Gaspar

Imagens de estúdio: Nuno Marques e Filipe Ferreira

Colorista: José Dias

Pós-produção áudio: Octaviano Rodrigues

Produção Editorial: Diana Matias

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Rodrigo Guedes de Carvalho; Alcides Vieira

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.