sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

O meu filho ficou lá

GRANDE REPORTAGEM

O meu filho ficou lá

A Guerra Colonial levou milhares de soldados portugueses para África e deixou por lá muitas crianças sem pai. Na parte final do conflito, António Bento foi enviado para Angola onde prestou serviço militar entre 1973 e 1975. Durante a comissão de serviço, António apaixonou-se pela angolana Esperança e deixou-a grávida quando regressou a Portugal. Mas nunca esqueceu o que se passou. Quatro décadas depois, o ex-combatente voltou a Angola, à região de Luena para conhecer o filho Jorge Paulo, que tem a mesma idade de Angola independente: 40 anos. "O meu filho ficou lá" é uma investigação do jornal Público em parceria com a SIC, que nos leva numa viagem ao interior de Angola e à emoção do primeiro encontro entre um pai e um filho.

Reportagem completa para ler no Público de domingo ou em www.publico.pt
Informações sobre o tema podem ser enviadas para o email filhosdovento@publico.pt
  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.