sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Grande Reportagem foi conhecer "A Rússia de Putin"

HOJE NA SIC

Grande Reportagem foi conhecer "A Rússia de Putin"

Há 15 anos que Putin domina a Rússia onde tem exercido o poder de presidente ou de primeiro ministro. Trata-se do maior país do mundo, cruza dois continentes, a Europa e a Ásia ao longo de 9 fusos horários. Putin pratica um poder vertical, estimula o orgulho na pátria russa e desafia o ocidente. Depois do conflito na Ucrania, envolve-se na dramática situação na Síria.

Internamente enfrenta uma recessão. As sanções económicas impostas pelo ocidente, a queda no preço do petróleo, a desvalorização do rublo atingem uma população de 142 milhões de russos.

Mas Putin não vacila, quer ter um papel relevante, quer ser respeitado , quer colocar a Rússia de novo entre as maiores potencias internacionais.

Nasceu em S Petersburgo, tornou-se espião durante a Guerra Fria, até que chegou ao Kremlin.

A Grande Reportagem foi conhecer "A Rússia de Putin", os seus apoiantes e os seus opositores, a vida quotidiana num país repleto de contrastes. A ver esta quinta-feira, 3 de dezembro, no Jornal da Noite.

Jornalista: Cândida Pinto

Repórter de imagem: Pedro de Góis

Edição de imagem: Andres Gutierrez

Grafismo: Alexandre Ferrada

  • "A Rússia de Putin" em Grande Reportagem
    0:18

    Grande Reportagem SIC

    Há 15 anos que o país mais vasto do mundo é dominado por Vladimir Putin. Nascido em S.Petersburgo, o Presidente russo tornou-se espião e chegou ao Kremlin. Quer a Rússia no altar internacional. É amado e odiado. "A Rússia de Putin", uma Grande Reportagem SIC para ver brevemente no Jornal da Noite.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),