sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Internacional do Livro Infantil

Há 212 anos nascia Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês e poeta de histórias infantis, filho de um sapateiro que mudou a história das estórias infantis. Entre as 156 obras publicadas estão algumas das mais conhecidas de sempre como "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo" ou "A Pequena Sereia". Por isso, recuperamos a história de uma professora de português que teve uma ideia para mostrar que ler pode ser bom. Era uma vez...

Grande Reportagem SIC originalmente transmitida e publicada a 15-01-2012

Numa aldeia do norte do país uma professora de português teve uma ideia para mostrar aos alunos - e aos pais - que ler pode ser bom. O resultado surpreendeu os alunos, os pais e a professora: houve revelações e descobertas familiares que alteraram a rotina dos serões na aldeia. Mas as crianças não se contentaram com isso e levaram ainda mais longe a ideia da professora.

A história desta Grande Reportagem SIC passa-se perto de Vizela, numa aldeia onde, há menos de 30 anos, a maioria das crianças parava de estudar quando terminava a escola primária.

Essas crianças cresceram, muitas trabalharam desde cedo na indústria do calçado, principal empregador na região, e têm filhos que andam agora na escola onde a professora de português Eduarda Abreu fez uma experiência que revolucionou a relação dos alunos - e dos pais deles - com a leitura. Os protagonistas desta história contam o que aconteceu em São Paio de Vizela e poderia acontecer em tantos outros sítios.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22