sicnot

Perfil

Grande Reportagem SIC

Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Internacional do Livro Infantil

Há 212 anos nascia Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês e poeta de histórias infantis, filho de um sapateiro que mudou a história das estórias infantis. Entre as 156 obras publicadas estão algumas das mais conhecidas de sempre como "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo" ou "A Pequena Sereia". Por isso, recuperamos a história de uma professora de português que teve uma ideia para mostrar que ler pode ser bom. Era uma vez...

Grande Reportagem SIC originalmente transmitida e publicada a 15-01-2012

Numa aldeia do norte do país uma professora de português teve uma ideia para mostrar aos alunos - e aos pais - que ler pode ser bom. O resultado surpreendeu os alunos, os pais e a professora: houve revelações e descobertas familiares que alteraram a rotina dos serões na aldeia. Mas as crianças não se contentaram com isso e levaram ainda mais longe a ideia da professora.

A história desta Grande Reportagem SIC passa-se perto de Vizela, numa aldeia onde, há menos de 30 anos, a maioria das crianças parava de estudar quando terminava a escola primária.

Essas crianças cresceram, muitas trabalharam desde cedo na indústria do calçado, principal empregador na região, e têm filhos que andam agora na escola onde a professora de português Eduarda Abreu fez uma experiência que revolucionou a relação dos alunos - e dos pais deles - com a leitura. Os protagonistas desta história contam o que aconteceu em São Paio de Vizela e poderia acontecer em tantos outros sítios.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.