sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

As aspirações euroatlânticas da Geórgia

A guerra no sudeste da Ucrânia começou há um ano, e as relações entre a Rússia e o resto do mundo nunca mais voltaram a ser as mesmas. Os defensores da posição de Moscovo dizem que o Kremlin se sente ameaçado pelo alargamento da NATO e da União Europeia para leste.Os que querem fazer parte desse alargamento têm obviamente outra opinião.

É o caso da Geórgia, que celebrou um pacto com a Ucrânia e a Moldova, para uma posição comum na parceria oriental. Esta é o projeto de criação de membros associados da União Europeia no Cáucaso. Os seis candidatos, da Bielorrússia ao Azerbaijão, passando pela Arménia, são todos ex-repúblicas da URSS, e alguns bons aliados de Moscovo. A decisão de continuar o processo vai ser tomada na próxima Cimeira de Riga

Esta semana no Sociedade das Nações, Gigi Gigiadze, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, discute as expectativas do seu país em relação à cimeira de Riga. A atual situação nas regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abecásia, as relações entre a Geórgia e a Rússia e o diálogo de Tbilisi com a NATO e a União Europeia são os principais temas em destaque. 
  • A homenagem a Mário Soares no congresso do PS
    2:30
  • Costa defende legalização da eutanásia como forma de "alargar a liberdade"
    0:42
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC