sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

As aspirações euroatlânticas da Geórgia

A guerra no sudeste da Ucrânia começou há um ano, e as relações entre a Rússia e o resto do mundo nunca mais voltaram a ser as mesmas. Os defensores da posição de Moscovo dizem que o Kremlin se sente ameaçado pelo alargamento da NATO e da União Europeia para leste.Os que querem fazer parte desse alargamento têm obviamente outra opinião.

É o caso da Geórgia, que celebrou um pacto com a Ucrânia e a Moldova, para uma posição comum na parceria oriental. Esta é o projeto de criação de membros associados da União Europeia no Cáucaso. Os seis candidatos, da Bielorrússia ao Azerbaijão, passando pela Arménia, são todos ex-repúblicas da URSS, e alguns bons aliados de Moscovo. A decisão de continuar o processo vai ser tomada na próxima Cimeira de Riga

Esta semana no Sociedade das Nações, Gigi Gigiadze, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, discute as expectativas do seu país em relação à cimeira de Riga. A atual situação nas regiões separatistas da Ossétia do Sul e Abecásia, as relações entre a Geórgia e a Rússia e o diálogo de Tbilisi com a NATO e a União Europeia são os principais temas em destaque. 
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.