sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

O futuro dos Estados

Francis Fukuyama, o popular e controverso filósofo do Fim da História, reconhece que há novos conflitos no horizonte, depois da alegada morte das ideologias. O seu livro «Ordem política e Decadência Política» foi recentemente premiado nas Conferências do Estoril, por decisão de um júri internacional, ficando à frente de autores consagrados, como Henry Kissinger.

Francis Fukuyama analisa a situação nos países que foram tocados pela Primavera Árabe, e quais são os estados que decaem e os que se mantêm ordenados. Ainda no Sociedade das Nações desta semana, Anders Fogh Rasmussen, ex-secretário-geral da NATO, recorda os anos em que esteve ao leme da Aliança.

O conflito na Síria e avanço do autoproclamado Estado Islâmico e a crescente tensão entre a a NATO e a Rússia, depois da anexação da Crimeia, são os temas em destaque nesta entrevista.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.