sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A comunidade de Santo Egídio

A comunidade de Santo Egídio é um influente movimento internacional de laicos, com mais de 50 mil membros em todo o mundo, que tem liderado a resolução de conflitos. Mediaram a paz em Moçambique, na Argélia, na Colômbia, e querem agora ajudar também à reconciliação na Síria. Santo Egídio abre ainda uma representação em Portugal e propõe um plano concertado e ordenado de acolhimento de refugiados.

Numa altura em que a Rússia começa uma campanha de defesa de Bashar al Assad,o presidente da comunidade, Marco Impagliazzo, explica no Sociedade das Nações de que forma a organização tem acompanhado o conflito e a crise dos refugiados. Impagliazzo sublinha a necessidade de se trabalhar para a construção da paz e lembra que os ideais europeus assentam no princípio da solidariedade.

A Comunidade de Santo Egídio é uma organização católica fundada em 1968 no bairro de Trastevere, em Roma, Itália, dedicada à caridade, evangelização e promoção da paz. Fundada por Andrea Riccardi, também é conhecida como "a pequena ONU do Trastevere" pela dedicação aos pobres.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.