sicnot

Perfil

Sociedade das Nações

A comunidade de Santo Egídio

A comunidade de Santo Egídio é um influente movimento internacional de laicos, com mais de 50 mil membros em todo o mundo, que tem liderado a resolução de conflitos. Mediaram a paz em Moçambique, na Argélia, na Colômbia, e querem agora ajudar também à reconciliação na Síria. Santo Egídio abre ainda uma representação em Portugal e propõe um plano concertado e ordenado de acolhimento de refugiados.

Numa altura em que a Rússia começa uma campanha de defesa de Bashar al Assad,o presidente da comunidade, Marco Impagliazzo, explica no Sociedade das Nações de que forma a organização tem acompanhado o conflito e a crise dos refugiados. Impagliazzo sublinha a necessidade de se trabalhar para a construção da paz e lembra que os ideais europeus assentam no princípio da solidariedade.

A Comunidade de Santo Egídio é uma organização católica fundada em 1968 no bairro de Trastevere, em Roma, Itália, dedicada à caridade, evangelização e promoção da paz. Fundada por Andrea Riccardi, também é conhecida como "a pequena ONU do Trastevere" pela dedicação aos pobres.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57