sicnot

Perfil

Emitido de 29.09.2007 a 05.07.2008

União a 27

União a 27

Este programa traça o perfil dos 26 comissários da União Europeia assim como do seu presidente, que é português. Vamos também falar com representantes da sociedade civil em cada um dos 27 países da união europeia e perceber com vêem o futuro da europa.

  • UNIAO chipre site retrato.mpg
    13:14

    Uniao a 27

    Chipre, a ilha mais oriental do mediterrâneo, e está dividida em dois. Em 1974 o exército turco invadiu o terço norte da ilha, declarando a chamada República Turca de Chipre. A relação entre as duas partes é tensa. O Chipre entrou para a União em 2004 e 2008 vai ser o ano da adopção do euro. Os cipriotas gregos do sul, esperam que a pressão da europa unida ajude a reunificar a ilha.

    União a 27

  • UNIAO finlandia site retrato.mpg
    13:23

    Uniao a 27

    Os pilares da sociedade finlandesa são a inovação e a educação.Doze anos após a adesão à União Europeia o país não esconde algumas desilusões. A opinião pública reivindica maior maior apoio de Bruxelas na difícil relação com a vizinha Rússia. Os finlandeses acreditam numa Europa alargada porque se sentem preparados para competir em qualquer mercado ..ou seja não fecham a porta a candidatos polémicos como a Turquia. 

    União a 27

  • UNIAO austria site retrato.mpg
    14:22

    Uniao a 27

    A Áustria,entrou para a União Europeia em 1995, juntamente com a Finlândia e a Suécia. Doze anos depois da adesão, os austríacos reconhecem que o país ganhou muito do ponto de vista económico... e mais ainda com o alargamento a união europeia a Leste. A Áustria deixou de estar na fronteira da União, para voltar a estar no centro da Europa.Ainda assim, todas as sondagens revelam que os austríacos são os europeus com mais reservas em relação à união .

    União a 27

  • UNIAO belgica site retrato.mpg
    13:37

    Uniao a 27

    A Bélgica é um dos países fundadores da União Europeia. A sua história tem pouco mais de século e meio. O início é original, assim como a convivência que tem conseguido entre comunidades linguísticas diferentes, sob pressão para a separação, mas num esforço permanente de unidade.

    União a 27

  • Retrato da sociedade eslovaca(Emitido em 23.02.2008)
    12:52

    SIC Europa

    Têm sido décadas de grandes mudanças para os eslovacos. O fim da longa ditadura comunista, a separação da república Checa e, mais recentemente, a adesão à União Europeia. Na capital, Bratislava e noutras cidades de maior dimensão já são visíveis os efeitos das reformas mas também existem muitas regiões no país com baixos níveis de desenvolvimento. tem ainda a mais alta taxa de desemprego da união.A Eslováquia pede mais ajuda da europa , mas está optimista com a integração e acredita no alargamento.

  • Retrato da sociedade búlgara
    12:14

    SIC Europa

    A Bulgária passou a fazer parte da UE no início de 2007. A família europeia viu com desconfiança esta adesão. Temia-se uma onda de imigrantes e dificuldades de adaptação às regras da Europa unida. O caminho ainda agora começou, mas a Bulgária tem vivido um crescimento económico notável. É visível o investimento mas os trabalhadores continuam a queixar-se dos salários baixos. Apesar das dificuldades existe um sentimento de que o pior já passou e a certeza da capacidade de luta dos povos dos Balcãs.

  • UNIAO polonia site perfil.mpg
    11:27

    Uniao a 27

    A Comissão Europeia lançou um debate sobre o orçamento comunitário que deve ter o ponto alto em 2009.Parte do dinheiro gasta-se na ajuda às regiões que mais precisam...Portugal beneficiou e muito. Agora chegou a vez dos 12 novos países que entraram em 2004 e 2007.Quem gere o dinheiro é uma mulher e chama-se Danuta Hubner.

    União a 27

  • Durão Barroso, o Presidente da Comissão Europeia
    11:43

    Uniao a 27

    Durão Barroso, o Presidente da Comissão Europeia , é visto como um diplomata e presa a unanimidade. É conciliador, trabalhador e rigoroso com os horários. Durão Barroso começou a carreira política como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, Presidente do PSD e Primeiro-Ministro de Portugal.

    União a 27

  • UNIAO Reino unido site perfil.mpg
    11:22

    Uniao a 27

    Tem a seu cargo as negociações comerciais com o resto do mundo. Além das actuais negociações com a Organização Mundial do Comércio, para mais liberalização nas trocas internacionais, Peter Mandelson também olha com muita atenção para as relações europeias com África.

    União a 27