sicnot

Perfil

Sandbox

Obesidade e dependências

Gabriela Ribeiro e Albino Oliveira Maia são investigadores do Centro Clínico e do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud. Escrevem para a Grande Reportagem SIC sobre dependências alimentares.

A prevalência crescente da obesidade tem motivado grande interesse no estudo dos seus determinantes, ultimamente em particular no papel da ingestão de alimentos de elevada palatibilidade, nomeadamente os alimentos ricos em açúcar. 

À semelhança do que acontece com outras substâncias causadoras de dependências, o consumo de alimentos com o intuito de induzir sensações de prazer envolve a ativação de neurónios e vias dopaminérgicas, ainda que, possivelmente, através de mecanismos distintos. 

As respostas de recompensa pelo consumo de açúcar têm sido extensamente demonstradas, particularmente em roedores. Nesta espécie, a perceção do sabor doce parece ser suficiente para provocar essas respostas e a libertação de dopamina no cérebro.

No entanto, em trabalho que desenvolvemos no passado, foi possível demonstrar que o valor calórico dos açúcares também ativa o sistema dopaminérgico por mecanismos sensoriais puramente pós-ingestivos, independentemente do sabor doce. 

Estudos em animais sugerem ainda que o consumo excessivo de açúcar leva a alterações no sistema dopaminérgico, comparáveis às que se verificam em animais expostos a substâncias como o álcool.

De forma similar, em humanos, o estudo de indivíduos com obesidade evidenciou semelhanças funcionais em circuitos neurais relacionados com o processamento da recompensa, em relação a indivíduos que sofrem de dependência de substâncias. 

À semelhança do que acontece com pessoas dependentes de cocaína, metanfetaminas, álcool ou heroína, verificam-se também, em pessoas com obesidade severa, reduções significativas de recetores de dopamina em determinadas zonas do cérebro, quando comparados com pessoas saudáveis.

Para além de semelhanças neurobiológicas, há também paralelismos clínicos entre as dependências químicas e a obesidade. 

Ao atribuir à ingestão excessiva a conotação de comportamento aditivo, não é de todo apropriado abranger todos os casos de obesidade. No entanto, em alguns indivíduos obesos verificam-se comportamentos classicamente associados à dependência de substâncias, tais como a perda de controlo sobre o consumo, dificuldade em diminuir a quantidade ou a frequência do uso da substância, e consumo continuado – apesar da perceção de consequências negativas, tais como problemas físicos ou emocionais.

Para além disto, tanto os indivíduos dependentes como os indivíduos com obesidade são frequentemente mal sucedidos nas tentativas de parar ou reduzir o consumo, o que é frequentemente acompanhado de sentimentos de culpa e angústia. 

Com o objetivo de explorar o conceito de “dependência alimentar” em humanos, foi desenvolvida a Yale Food Addiction Scale, um questionário que adaptou ao comportamento alimentar os sete critérios de diagnóstico de dependência definidos na quarta edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 

Através deste instrumento, que estamos a adaptar para utilização em Portugal, foi possível observar uma prevalência de “dependência alimentar” de 5.4 a 24.0% em amostras comunitárias, de 15.2 a 38.0% em indivíduos com excesso de peso e de 41.7 a 68.2% em indivíduos com obesidade severa. Assim, a dependência alimentar parece estar claramente associada à presença de obesidade, existindo no entanto também em pessoas com peso normal. Não é ainda claro quais as suas consequências nesse grupo.

Apesar dos vários aspetos etiológicos aparentemente relacionados, existem distinções relevantes entre a dependência de drogas e o conceito de dependência alimentar. A mais notável é que os alimentos, ao contrário das drogas, são indispensáveis à vida. Desta forma, a regulação neurobiológica da ingestão alimentar é bastante mais complexa do que a regulação do abuso de drogas, já que existe uma panóplia de regiões anatómicas, hormonas e neurotransmissores que modulam a ingestão alimentar, para além dos mecanismos de recompensa. 

No entanto, em alguns indivíduos, é possível que um fenótipo de dependência alimentar se adeque melhor aos seus sintomas e comportamentos, contribuindo para novas perspetivas de intervenção farmacológica e de intervenções terapêuticas para o tratamento da obesidade.


  • Cardeal George Pell acusado de abuso sexual de menores na Austrália

    Mundo

    O cardeal George Pell, que dirige a Secretaria da Economia do Vaticano, foi hoje acusado de crimes de abuso sexual de menores na Austrália e intimado a comparecer em tribunal dentro de dias, anunciou a polícia. George Pell, o principal conselheiro financeiro do Papa Francisco e o mais alto representante da Igreja católica na Austrália, é o mais alto membro do Vaticano a ser formalmente indiciado por crimes relacionados com abuso sexual de menores.

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Violência volta às favelas do Rio de Janeiro
    3:21

    Mundo

    As favelas do Rio de Janeiro voltaram aos níveis de violência dos anos 90. A cidade de Deus foi uma das favelas pacificadas que voltou a registar tiroteios diariamente, os moradores falam de situações de trauma e do medo das crianças.

  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.

  • De onde vem o dinheiro de Isabel II?

    Mundo

    A rainha Isabel II vai ser aumentada - pelo exercício das suas funções -, em 2018, para 82,2 milhões de libras (93,5 milhões de euros). Este valor é pago pelo Estado britânico. Contudo, esta não é a única fonte de rendimento da rainha de Inglaterra. Isabel II também recebe pelas terras, casas e empresas que tem espalhadas pelo Reino Unido.

  • Cão corre os EUA a entregar águas aos árbitros em jogos de basebol
    0:20