Vida

Mau comportamento é fruto da educação dada pelos pais desde o  berço, segundo uma investigação 

As práticas educativas parentais desde o nascimento  dos filhos são responsáveis, em noventa por cento dos casos, por comportamentos  inadequados como o bullying e a indisciplina escolar, defende em livro o  investigador e psicólogo Luís Maia. 

© Brian Snyder / Reuters

E Tudo começa no Berço, é o título do livro a ser lançado nasegunda-feira,  no qual o autor defendeque é desde o nascimento da criança que se desenvolvem  grande parte das suas características,positivas ou negativas. "Perdoem-me pais, mas a culpa de muitos de nós não termos controlosobre  o comportamento dos nossos filhos,estou convencido, não é dos filhos, nem da sociedade: é nossa", escreve o autor alertando para anecessidade de  os pais estarem maispresentes na vida dos filhos. 

Partindo de exemplos práticos, Luís Maia pretende demonstrar como a  desresponsabilização dos membros familiares eeducadores próximos das crianças  e adolescentes apenas contribui para aacomodação a uma sociedade desumanizada.

Então haverá ou não uma relação entre o comportamento das crianças e a forma como são educadas desde bebés? Na opinião do psicólogo,baseada  em 20 anos de prática clínica,essa relação é bem evidente e manifesta-se em 90 por cento dos casos. "Na minha opinião cerca de 90% da responsabilidade docomportamento  inadequado das crianças e adolescentes está sedeado naspráticas educativas  nos primeiros dias eanos da criança", disse em declarações à Lusa, adiantando  que na maioria dos casos são os pais queprecisam de ajuda para se reorientarem na educação dos seus filhos. 

Luís Maia explica que nos milhares de casos que já atendeu, quandocomeça  a investigar as causas doscomportamentos inadequados das criançasquer  sejam de indisciplina escolar, deviolência contra os pares ou de outras atitudes antissociais, na maioria das vezes os pais foram orientadospercebendo  que eram as suas práticaseducativas que deveriam ser alteradas. 

A má prática educativa, explicou, ocorre em todas classessocioeconómicas  e mesmo em ambientesfamiliares normais quando por exemplo os pais se desautorizam  em frente à criança, quando quebram rotinasou quando delegam competências.

A sociedade, defende o autor em declarações à agência Lusa,desaprendeu  a arte de educar os filhos ea comportarem-se em sociedade, delegando nas estruturas essa responsabilidade. Uma aposta que considera errada. 

A educação desde o nascimento, diz, determina efetivamente opercurso  de uma criança, porque"tudo começa no berço" à exceção de uma pequena minoria  em que há de facto problemas no desenvolvimentoou distúrbios psicopatológicos.

O livro é baseado em vivências e casos reais, fruto da experiênciado  autor no acompanhamento de jovens efamílias. 

Trata-se de um guia com informações dedicadas à boa aplicação daprática  educativa, para pais,educadores, cuidadores, educadores de infância, professores  dos mais variados níveis de ensino,psicopedagogos, psicólogos, técnicos  desaúde mental, entre outros. 

 

     

 

Lusa